Budokan Karate

Benefícios da prática do Karatê

Benefícios da prática do karatê

A prática do karatê agrega vários elementos que colaboram no desenvolvimento físico e mental, constituindo um patamar positivo para uma excelente formação do ser humano, sendo ao mesmo tempo uma arte marcial de defesa e ataque, uma filosofia de vida e uma atividade esportiva.

Como arte marcial condiciona o praticante desenvolver e aprimorar certas habilidades como o reflexo, força, velocidade, resistência, melhora a capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade articular, elasticidade muscular e tonicidade. Tudo isto com exercícios físicos e treinamentos contínuos e bem elaborados, desenvolvendo também a noção de profundidade, lateralidade, equilíbrio e respiração correta.

Como filosofia de vida o praticante aprende desde os primeiros passos no dojô (academia) o real sentido do respeito e da disciplina e o valor da hierarquia. Tendo como pilares básicos na estrutura da sua essência ensinamentos baseados na formação de um caráter sadio e de uma filosofia de vida voltada para o engrandecimento humano, forja não somente lutadores fortes, mas indivíduos de personalidade firme e direcionada o caminho correto.

Como esporte, hoje praticado em quase todo o mundo, permite que o praticante que se dispõe ser um atleta de competição, participe de eventos a partir de cinco anos de idade , em competições com regras muito bem elaboradas e pré-estabelecidas visando sobretudo a integridade física do competidor. Regulamentos rígidos que limitam a força e a violência nos golpes tornando a competição menos perigosa e diminuindo em muito o risco de acidentes. Hoje em dia, várias federações e confederações elaboram, normatizam e fiscalizam as competições a nível regional, estadual, nacional e mundial.

por Prof. Wagner Piconez Angeloni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Converse conosco!
1
Escanear o código
Olá! Se tiver alguma dúvida sobre nossa academia, podemos ajudá-lo!